[Evento] – 7º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião

03/05/2021 13:26

O 7º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião é realizado pelo CEDIRE – Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (Grupo de Pesquisa cadastrado no DGP-CNPq com sede na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia) e discutirá o tema “Direito, Religião e Sustentabilidade: O papel da liberdade de religião ou crença no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

O evento, que tem como público-alvo a comunidade acadêmica, profissionais dos diferentes setores, agentes públicos, líderes religiosos e comunitários, representantes de organizações do Terceiro Setor e de movimentos sociais, assim como outros interessados, é realizado com o objetivo de:

– Contribuir para o aprofundamento da pesquisa nas diversas formas e perspectivas sobre a relação entre Estado, Direito e Religião;

– Fomentar uma cultura de paz, em que sejam assegurados os direitos humanos e fundamentais, especialmente para a promoção do respeito no contexto da diversidade religiosa;

– Facilitar a capacitação para o enfrentamento de questões relacionadas ao exercício de práticas religiosas em espaços públicos;

– Promover a interação entre pesquisadores com diferentes bagagens teóricas para melhor compreensão da diversidade religiosa, da secularidade do Estado e do respeito;

– Contribuir para a ampliação do diálogo entre a academia e os outros diversos setores da sociedade.

Os encontros integram o Programa Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI) e buscam promover seus princípios orientadores, sobretudo o Princípio 6 – Direitos Humanos, Princípio 7 – Diálogo Intercultural e Princípio 9 – Paz e Resolução de Conflitos. A série busca ainda contribuir para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 10 – Redução das Desigualdades e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O encontro é promovido em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade LaSalle (UNILASALLE), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O evento contará também com a especial parceria institucional da Divisão de Tratados das Nações Unidas em Genebra (UN Treaty Bodies) e com apoio do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT) e da Justiça do Trabalho. Nesta oportunidade, faremos a discussão e a apresentação da tradução de importantes documentos internacionais, incluindo o Plano de Ação de Rabat e o Comentário Geral n. 22.

Mais informações e programação completa em www.direitoereligiao.org

Tags: Eventos