A Sociologia da Sociedade Mundial na Modernidade Periférica: os Desafios das Teorias dos Sistemas

30/03/2021 14:56

A Sociologia da Sociedade Mundial na Modernidade Periférica: os Desafios das Teorias dos Sistemas

A Rede Law & Social Systems visa proporcionar uma discussão acerca dos novos desenvolvimentos da Teoria dos Sistemas Sociais do sociólogo alemão Niklas Luhmann, bem como dos desafios a ela propostos recentemente desde a América Latina.

Nesse intuito, convidamos a comunidade acadêmica a participar do debate A Sociologia da Sociedade Mundial na Modernidade Periférica: os Desafios das Teorias dos Sistemas, que contará com a presença dos autores: Maria Eduarda Dantas, Nathaly Mancilla Órdenes e Prof. Roberto Dutra Jr, além do comentário do Prof. Paulo Antonio de M. Albuquerque.

Justificativa: A teoria dos sistemas sociais desenvolvida por Niklas Luhmann é frequentemente omitida no âmbito da discussão local das assim chamadas novas tendências da teoria social contemporânea. Embora seja, ao lado de Pierre Bourdieu, o sociólogo mundialmente mais expressivo desde a segunda metade do séc. XX, Luhmann ainda não logrou a devida recepção nos estudos das ciências sociais, históricas e políticas do Brasil. Nada obstante, ainda que pontuais, a teoria luhmanniana tem sido objeto de discussões e críticas significativas por parte de pesquisadores latino-americanos desde, pelo menos, a década de 1980. De tal maneira que, recentemente, argumentou-se a favor de um “cenário pós-luhmanniano” na América Latina. Tem-se aqui, portanto, um problema de cunho epistêmico (bem conhecido, aliás, na história das ideias): a abertura irregular de um espaço de coexistência entre a recepção ainda tardia da obra de Luhmann e o esforço amplo e original de crítica e reformulação dessa mesma obra.

O evento será realizado na manhã do dia 03/04, sábado, às 9:30.

Link do canal em que a live será exibida: https://youtube.com/channel/UCHRmUZofgUdsKnWZ8-4kHYw

As inscrições já podem ser realizadas mediante o link seguinte: http://inscricoes.ufsc.br/teoriadossistemas.

Link para acessar os textos os três textos a serem debatidos na ocasião: https://drive.google.com/drive/folders/1ElvcYJR2zEoqiFynyhPKnWA_Ki55LZXA?usp=sharing

Organização:
Prof. Dr. Luiz Henrique Cademartori
Daniel Rocha Chaves
Vinícius Madureira Maia

Apoio: PPGD/UFSC
REDE Law & Social Systems

Tags: Eventos