Semana do Meio Ambiente da UFSC inicia nesta segunda com palestras on-line

02/06/2020 10:06

A Semana do Meio Ambiente da UFSC de 2020 será realizada integralmente on-line. Em celebração ao dia internacional do meio ambiente, que ocorre na sexta-feira, 5 de junho, a Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), promove seis palestras sobre temas diversos, transversais à relação entre seres humanos e meio ambiente, a partir desta segunda-feira, primeiro de junho.

Cada palestra será disponibilizada nas mídias sociais do UFSC Sustentável, bem como, na página institucional da CGA. Confira a programação abaixo:

Palestrantes

A professora Maria Alice da Silva, do Departamento de Filosofia da UFSC, aborda a questão do ecofeminismo e a implicação ética das relações entre humanos, animais não humanos e a natureza.

O professor José Rubens Morato Leite, do curso de Direito da UFSC, trata das implicações de um novo pensar do Direito levando em consideração o contexto atual de pandemia e a necessidade de ecologizar o Direito.

Paula Brügger, professora do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, aborda as implicações da nossa relação com os animais não humanos e o aumento de doenças, como a atual pandemia, bem como sobre os impactos ambientais da pecuária.

Marcelo Menezes Morato, professor do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC, traz um exemplo da atuação da pesquisa universitária na gestão de energias sustentáveis.

Nicole Berndt, criadora do blog e do projeto Casa sem Lixo, descreve o cotidiano de um confinamento quase sem lixo, e traz sugestões para que se reflita sobre o assunto da geração de resíduos.

Sônia Bridi, jornalista formada pela UFSC, reconhecida pelo trabalho em defesa do meio ambiente, relatado no livro de sua autoria Diário do Clima (ed. Globo, 2012) faz um alerta sobre a urgência da crise ambiental.

Rafael Speck de Souza, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, irá abordar a proteção do meio ambiente frente a situação atual de pandemia.

Semana do meio ambiente
A Semana do Meio Ambiente da UFSC, organizada pela Coordenadoria de Gestão Ambiental, acontece desde 2015, sempre durante a semana do dia 05 de junho. A data está relacionada ao dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas em 5 de junho. A escolha se deu em razão da realização da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada durante o mês de junho, em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia.

Desde então, outras conferências foram realizadas para discutir o tema, o desenvolvimento humano entrou como tema também, e muitos países e instituições incluíram a data de 5 de junho como um momento de reflexão e discussão sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente e ações que possam melhorar as condições ambientais do planeta.

A Semana do Meio Ambiente da UFSC, inserida neste contexto, sempre buscou promover a discussão da sustentabilidade através da realização de palestras, oficinas, saídas de campo, exibição de filmes e uma serie de atividades envolvendo a comunidade acadêmica e externa à Universidade. Este ano em razão da pandemia da doença COVID-19 e a consequente suspensão das atividades presenciais na UFSC, a Semana do Meio Ambiente será realizada virtualmente.

Para assistir as palestras e obter mais informações, acesse as mídias sociais do UFSC Sustentável e a página isntituticional da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, nos links abaixo:

UFSC Sustentável

Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC