VII Encontro Jean Monnet Network BRIDGE na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

07/03/2024 12:39

Entre os dias 25 e 27 de março de 2024, ocorrerá o primeiro encontro do projeto Jean Monnet Network Policy Debate “BRIDGE Watch: values and democracy in EU and Latin America”, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, no qual será promovida uma série de eventos acadêmicos, em formato híbrido, na cidade de Florianópolis, Brasil. Este encontro internacional contará com a participação de 30 palestrantes de diversos países, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Portugal, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Itália, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai.

Destaques do Evento:
25 de Março de 2024 | Seminário “Rule of Law and Democracy”
• A partir das 19h (GMT -3), em colaboração com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina (OAB-SC). Este seminário contará com a participação de:
o Rui Guerra da Fonseca (online) – Juiz da Suprema Corte de Portugal
o Luis Felipe Salomão – Ministro do Superior Tribunal de Justiça do Brasil
o Dante Negro – Diretor do Departamento de Direito Internacional da OEA
o Sônia Bridi (online) – Jornalista na TV Globo
o Nuno Cunha Rodrigues – Presidente da Autoridade de Concorrência de Portugal
26 e 27 de Março de 2024 | Mesa Redonda “Rule of Law and Democracy”
• Às 10h (GMT -3), no Auditório da FAPEU, UFSC. Este encontro fomentará discussões aprofundadas sobre o Estado de Direito e Democracia, com a contribuição de professores parceiros do projeto BRIDGE Watch e especialistas no tema.
27 de Março de 2024 | Workshop “Rule of Law na América Latina e Europa”
• Às 15h (GMT -3), apresentando sete artigos selecionados através do Call for Papers, provenientes de Brasil, Colômbia, Itália, Paraguai e Romênia.
O evento é uma iniciativa do Jean Monnet Network Policy Debate “BRIDGE Watch: values and democracy in EU and Latin America”. Este projeto, que visa fortalecer os laços e o conhecimento mútuo entre a União Europeia e a América Latina, é uma colaboração entre 14 universidades latino-americanas e europeias, lideradas pela Universidade de Lisboa e pela Universidade Federal de Santa Catarina.
As atividades recebem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul, da Prefeitura de Florianópolis, do Estado de Santa Catarina, do Programa CAPES/Print, do European Institute of International Studies da Suécia, da Cátedra Jean Monnet/UFSC e dos seguintes grupos de pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC: do Grupo de Estudos Europeus UFSC/CNPq, do Núcleo de Pesquisas em Direito Internacional Privado UFSC/CNPq, do Ius Gentium – Grupo de Pesquisa em Direito Internacional, do Ius Commune – Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Cultura Jurídica, do EMAE – Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia, do GPDI – Grupo de Pesquisas em Direito Penal Internacional e do IMDH – Instituto Memória e Direitos Humanos.
Inscrições e Informações Adicionais:
• As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
• Para mais informações e acesso ao cronograma completo do evento, clique aqui.

Comissão Organizadora:
Nuno Cunha Rodrigues (Universidade de Lisboa, Portugal)
Aline Beltrame de Moura (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)
Naiara Posenato (Università degli Studi di Milano, Itália)