Projeto “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E JUSTIÇA CATARINENSE: MODELOS PREDITIVOS PARA GERAR CELERIDADE E TRANSPARÊNCIA AO PROCESSO JUDICIAL” será financiado pela FAPESC

01/08/2023 13:33

O projeto “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E JUSTIÇA CATARINENSE: MODELOS PREDITIVOS PARA GERAR CELERIDADE E TRANSPARÊNCIA AO PROCESSO JUDICIAL”, organizado pelo Grupo de Pesquisa “Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento” (EGOV/UFSC) e coordenado pelo Prof. Dr. Aires José Rover (PPGD/PPEGC/UFSC), foi recentemente aprovado para financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O objetivo do projeto é desenvolver modelos de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na negociação de litigantes em audiências de conciliação, fornecendo às partes predições obtidas a partir de dados de processos judiciais anteriores. Com isso, espera-se estimular a cultura do consenso e aumentar o índice de acordos em demandas repetitivas de Direito do Consumidor. A pesquisa é realizada em colaboração com o Juizado Especial Cível da UFSC e envolve os PPG’s em Direito, Engenharia de Automação e Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia e Gestão do Conhecimento, tendo duração de 24 meses. A aprovação é uma conquista importante para o Grupo de Pesquisa EGOV/UFSC, uma vez que é resultado de trabalhos anteriores desenvolvidos pelos pesquisadores na linha de Inteligência Artificial e Direito. O financiamento possibilitará a prototipagem de interface web para disponibilizar os modelos aos jurisdicionados e aprimorar a pesquisa com abordagens recentes, como Inteligência Artificial Explicável e GPT.

As reuniões do Grupo de Pesquisa EGOV/UFSC ocorrem semanalmente às terças-feiras, às 18:00, sendo abertas para a comunidade acadêmica em geral. Saiba mais em: https://www.linkedin.com/company/egovufsc.