Cinquentenário do PPGD/UFSC

23/05/2023 18:34

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC) comemora seu cinquentenário neste ano de 2023, o que não só é motivo de comemoração pela data histórica, mas também uma conquista memorável para a Pós-Graduação stricto sensu na área do Direito no contexto nacional e internacional.

O PPGD/UFSC destaca-se hoje no cenário nacional e internacional, pela sua gloriosa história e pelo elevado conceito que desfruta dentre os maiores centros de pesquisa e ensino na Pós-Graduação em Direito. Com um viés epistemológico eminentemente crítico e marcadamente interdisciplinar, sempre se destacou pelo estímulo à formação de profissionais/acadêmicos dotados de elevados padrões científicos, sem, contudo, desconsiderar a relevância dos valores éticos e de responsabilidade social.

Na sua trajetória histórica, o Programa consolidou-se como um dos mais conceituados do país, alcançando nota 6 na avaliação CAPES, consagrando-se como um Programa de Excelência na área do Direito há mais de duas décadas.

O PPGD/UFSC traduz-se pela excelência na qualidade de sua atuação em toda sua trajetória histórica e completa seu cinquentenário legando enorme orgulho a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina, e da coletividade de egressos(as) que se espalham por todo o País, América Latina e outros continentes.

A imensurável qualidade acadêmica e profissional destes egressos(as) do PPGD/UFSC é fruto concreto do grau de excelência do Programa e de sua enorme contribuição à Pós-Graduação em Direito, que se reflete na formação de pesquisadores e no brilhantismo de suas pesquisas, seja no curso de Mestrado ou Doutorado.

E é por esta razão que iniciamos as comemorações do Cinquentenário do PPGD/UFSC com a publicação de uma coletânea de artigos com a contribuição daqueles que são o maior valor do Programa: egressos(as) discentes, docentes e colaboradores.

E com enorme alegria e satisfação divulgamos o resultado desta obra coletiva, com a publicação de três volumes de obras comemorativas em homenagem ao Cinquentenário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC.

Cada volume destaca pesquisadores(as) que atuaram e atuam, por meio das áreas de concentração do Programa, produzindo pesquisas, doutrina e teorias, que tanto impactam e impactaram positivamente a seara jurídica nacional e internacional.

As obras estão disponíveis para download gratuito e foram publicadas com o apoio da CAPES, ofertada como uma homenagem às cinco décadas de uma gloriosa história e que impactou e impacta a vida pessoal e profissional de tantas pessoas.

Acesse aqui: https://www.matrioskaeditora.com.br/c%C3%B3pia-materias.

Esperamos que cada colega que faz parte desta história memorável, que contribuiu com sua trajetória para construir a identidade ímpar do Programa, desde a sua idealização, suas primeiras décadas, até a maturidade e o seu período atual, se sinta parte desta homenagem e desta singela comemoração.

O PPGD/ UFSC sempre foi uma construção coletiva, e cada membro desta comunidade acadêmica, de todos os tempos, há de se recordar do professor, do colega discente mestrando(a) e doutorando(a), servidores(as) e de milhares de egressos(as), que em suas trajetórias pela Universidade tantas lembranças positivas registraram na memória e tantos aprendizados produziram na sua formação.

Que estas obras produzidas por uma pequena parcela de colegas possam representar a grandeza da coletividade que construiu a história do PPGD/UFSC. E que cada um desses(as) colegas, onde quer que estejam, e por onde tenham feito germinar esta semente crítica, multidisciplinar e vanguardista do Programa, possam se sentir representados(as), como parte essencial desta homenagem ao Cinquentenário.

A todas e todos, e a cada uma e cada um em especial, só temos a dizer – parabéns e muito obrigado!!!

E que venham os próximos 50 anos do PPGD/UFSC com muita fraternidade, inovação e criatividade!