Evento Mulheres e a Propriedade intelectual: acelerar a inovação e a criatividade _WorldIPDay

24/04/2023 13:39

O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual – NUPPI/UFSC/CNPq, coordenado pela professora Liz Beatriz Sass, em parceria com outras organizações, como Sinova/UFSC, PROFNIT, INPI, Comissão de Propriedade Intelectual da OAB/SC e Laboratório de Inovação do Governo de Santa Catarina – NIDUS, promoverá um evento em comemoração ao dia mundial da propriedade intelectual.

Instituída pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, a data é celebrada todos os anos e busca incentivar a discussão sobre temas relevantes no campo da propriedade intelectual e da inovação. A cada ano, a OMPI escolhe um tema específico para ser debatido mundialmente e incentiva que diferentes atores se mobilizem em torno de tais discussões.

Neste ano, o tema escolhido é “Mulheres e a Propriedade Intelectual: acelerar a inovação e a criatividade”, e o evento promovido pelo NUPPI tem como objetivo discutir as possíveis trajetórias das mulheres no contexto da inovação. Serão reunidas mulheres com histórias inspiradoras que debaterão o tema a partir de suas experiências profissionais e acadêmicas, incentivando a participação feminina em atividades inovadoras e criativas, por meio da promoção de uma reflexão crítica sobre as questões de gênero, equidade e inclusão.

Participarão do painel Luana Bayestorff, do Laboratório de Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, Michele Copetti, ex-diretora de marcas do INPI e Márcia Mantelli, professora e pesquisadora da UFSC. Serão debatedoras as professoras do CCJ Liz Beatriz Sass e Luana Heinen.

A Universidade tem um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na luta contra a discriminação e a exclusão das mulheres. Nesse sentido, discutir a presença feminina em áreas relacionadas à Propriedade Intelectual e à inovação é fundamental, uma vez que estas áreas possuem grande potencial para o desenvolvimento econômico e social e precisam ser acessíveis a todas as pessoas.

Assim, espera-se que o evento possa contribuir para o estímulo da participação feminina em atividades inovadoras e criativas, além de promover a conscientização sobre a importância da equidade de gênero na área de inovação e da criatividade.

A iniciativa também busca fortalecer a rede de colaboração entre as organizações parceiras e a comunidade acadêmica e profissional envolvida na área de Propriedade Intelectual e inovação, além de estimular o debate público sobre o tema.

Data: 26/04/2023

Local: Auditório João Ernesto E. Castro – EPS/UFSC

*Não é necessário fazer inscrição.