II ENCONTRO INTERNACIONAL DA REFAM – Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões.

14/09/2022 17:49

O Grupo de Estudos em Direito de Família e Sucessões em Perspectiva (GFAM), coordenado pelas Professoras Dóris Ghilardi e Renata Raupp, convida a todos para a participação no II Encontro Internacional da Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões (REFAM). O evento contemplará palestras com convidados especiais e apresentação dos grupos de trabalho.

O II Encontro Internacional da Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões (REFAM) tem o escopo de disseminar as pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisas integrantes da Rede (Direito de Família e Sucessões em Perspectiva (UFSC), Grupo Reconstrução do Direito (UNISUL/SC), Família, Sucessões, Criança e Adolescente e Direitos Transindividuais (FMP/RS), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito Civil-Constitucional, Família, Sucessões e Mediação de Conflitos (UFRGS), Contratualização das Relações Familiares e das Relações Sucessórias (UEL), Eixo de Direito de Família do Grupo de Pesquisa “Virada de Copérnico” (UFPR) e Análise Econômica do Direito (PUC/PR)), bem como desenvolver ações voltadas à internacionalização integradora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O evento ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, sendo transmitido pelo YouTube, no Canal ReFam SCse. A inscrição para participar na qualidade de ouvinte no evento, bem como para submissão de artigos científicos aos grupos de trabalho, será gratuita e deverá ser realizada através do site https://www.even3.com.br/refam/ no espaço destinado ao evento.

A organização do evento está sob a responsabilidade do GFAM (UFSC) e contará com a seguinte programação:

22/09/2022

13h:50m – Abertura do Evento:

Profa. Dra Dóris Ghilardi (UFSC)e Prof. Dra. Renata Raupp Gomes (UFSC)

14h:00m – “Nascituro e embrião pré implantantório: diálogos da Bioética, dos Direitos da personalidade e de novas tecnologias com o Direito de família.”

Profa. Dra. Silmara Juny de Abreu Chinellato – Universidade de São Paulo (USP) – Brasil.

Moderação: Prof. Dra. Luciana Faisca Nahas (UNISUL)

14h30m – “A evolução das Relações familiares na experiência italiana e europeia” Prof. Dra. Virginia Zambrano – Università degli Studi di Salerno – Itália.

Moderação: Prof. Dr. Conrado Paulino da Rosa (FMP)

15h:00m – “Quem pode suceder no século XXI? A questão dos seres humanos não concebidos e dos animais de companhia.” Prof. Dr. Jorge Duarte Pinheiro – Universidade de Lisboa – Portugal.

Moderação: Prof. Dra. Patrícia Fontanella (UNISUL)

15h30m “Planejamento Sucessório”. Profa. Dra. Ana Carolina Brochado Teixeira – Centro Universitário UNA – Brasil.

Moderação: Prof. Dra. Simone Tassinari (UFRGS)

16h:00m “El tratamiento de la gestación por sustitución en el Derecho argentino”. Prof. Dra. Luciana B. Scotti. Universidad de Buenos Aires – Argentina.

Moderação: Prof. Dra. Daniela Braga Paiano (UEL)

16h30m – “A sucessão legítima sobrevive à Análise Econômica do Direito?” Prof. Dr. Eloi Pethechust – FAE – Brasil.

Moderação: Prof. Dr. Oksandro Gonçalves (PUCPR)

17h:00m – “Sucessão legítima no Brasil e na Alemanha: um estudo comparado. “Prof. Dr. Jan Peter Schmidt – Max-Planck-Gesellschaft – Alemanha

Moderação: Renata Raupp Gomes (UFSC)

17h:30m – Encerramento com a profa. Dra. Marília Pedroso Xavier (UFPR)

23/09/2022

8:00 até 12:15 Apresentação dos grupos de trabalhos.

O GFAM/UFSC/CNPQ conta com a sua participação!