I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE.

02/05/2022 17:10

Estão abertas as inscrições para o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE (CIMS), organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Trabalho e Sustentabilidade (GPMETAS/UFSC) e pelo Núcleo de Estudos Avançados de Direito do Trabalho e Socioeconômico (NEATES/UFSC), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As reformas legislativas relativas aos direitos sociais em nosso país,  que em muito fragilizaram a proteção do trabalhador, frente a globalização econômica e os avanços tecnológicos que em termos globais colocam o trabalho no contexto da denominada Revolução 4.0, e a atual maximização dos riscos a saúde impostas aos ambientes de trabalho em decorrência da Pandemia da COVID-19, permeiam os debates que se colocam à comunidade acadêmica no presente evento, com o intuito de possibilitar a discussão e o aprofundamento de pesquisas para  enfrentamento destes inúmeros  desafios postos ao mundo do trabalho, em um contexto em que o trabalho decente e digno não pode deixar de priorizar a qualidade da saúde do meio ambiente laboral, busca-se estratégias para se pensar no futuro do trabalho.

Tais desafios impostos ao mundo do trabalho, no contexto nacional e internacional,  serão debatidas no I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, SAÚDE E SUSTENTABILIDADE – CIMS, integrado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O Congresso ocorrerá entre os dias 04, 05 e 06 de maio de 2022, de modo integralmente online.

A partir disso, buscamos a participação da comunidade acadêmica para debater os principais temas do Congresso, por meio da submissão de resumos científicos, tanto na área de predominância do Direito quanto das ciências organizacionais, tecnológicas, humanas e sociais, tendo o encontro, portanto, caráter multidisciplinar.

Eixos temáticos:

– Relações de trabalho e os impactos das reformas legislativas;
– Desafios das relações de trabalho, empresas e as novas tecnologias;
– Trabalho, meio ambiente e saúde do trabalhador;
– Emprego digno, trabalho decente e desenvolvimento econômico;
– Trabalho e sustentabilidade: limites humanitários e proteção social.

O edital pode ser acessado através do link: Edital – CIMS.