UFSC na Mídia: professora da UFSC tem artigo noticiado pela BBC News

02/05/2022 16:06

Na última segunda-feira, 25 de abril, foi publicada pela BBC News a matéria Como a “interdependência” da Rússia e do Ocidente começou no sistema alimentar global (e qual é o seu impacto na guerra na Ucrânia), na qual é citado um artigo escrito por Cristiane Derani no site da Universidade de Cambridge. Cristiane é professora de Direito Econômico e Ambiental Internacional da UFSC, pró-reitora de pós graduação da instituição, Fellow do Centro de Pesquisas C-EENRG na Universidade de Cambridge e membro da rede Global Cambridge Food Security.

A matéria enfatiza, por meio do artigo publicado por Cristiane, como as sanções econômicas impostas sobre a Rússia implicam diretamente no sistema de produção alimentícia, não apenas da Europa, mas de todos os continentes. “Há uma forte interdependência entre as economias ocidentais e a Rússia no sistema alimentar global”, aponta Derani.

“Guerras causam crises alimentares. Síria, Irã, Iraque… todos esses países sofrem com a escassez de alimentos. Mas o Ocidente é especialmente sensível às consequências desta guerra – a da Rússia e da Ucrânia – devido à importância dos atores envolvidos”, disse Cristiane, ao comentar sobre as consequências da guerra na Ucrânia na produção e distribuição alimentícia. Isso, segundo ela, afeta em peso a oferta de alimentos em razão da inflação no mercado global, causada pelas medidas políticas que não levam em conta os direitos humanos da comunidade internacional.