III Encontro do Jean Monnet Network – BRIDGE na Universidad Nacional Autónoma de México

22/03/2022 20:29

Entre os dias 28 e 30 de março de 2022 o Jean Monnet Network – BRIDGE, projeto financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e coordenado pela professora Aline Beltrame de Moura, realizará uma série de atividades acadêmicas junto ao Instituto de Investigaciones Jurídicas da Universidad Nacional Autónoma de México.

No dia 28 de março de 2022, às 10 horas (MX time – GMT -05:00), ocorrerá, de modo híbrido, o III Seminário Jean Monnet Network – BRIDGE acerca do tema “Democracia e proteção de direitos humanos na União Europeia e América Latina”.

Participam do evento: Ana María Guerra Martins, Juíza do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, Gautier Mignot, embaixador da União Europeia no México, Juan Luis Gonzáles Alcántara, Ministro da Corte Suprema de Justiça da Nação, Leticia Bonifáz Alfonzo, Perita do Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher – Cedaw da ONU, Sergio García Ramírez, ex-juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Glória Ramirez, titular da Cátedra UNESCO em Direitos Humanos da UNAM e Damaso Morales, Coordenador do Centro de Estudos Europeus.

No mesmo dia, às 16h horas (MX time – GMT -05:00), de modo virtual, haverá Mesa Redonda sobre “Derechos humanos en América Latina y la Unión Europea: estudios comparados” com a participação dos professores partners do projeto BRIDGE e outros convidados.

O encontro também contará com a apresentação de dezesseis trabalhos selecionados por meio de Call for Papers, sendo que os dois melhores artigos serão premiados com o valor de EUR 250 cada. As apresentações do Workshop ocorrem no dia 29 de março, a partir das 10h (MX time – GMT -05:00), de modo virtual.

Além disso, para finalizar as atividades propostas, será realizado o Curso de formação sobre “O processo de integração regional da União Europeia e seu impacto na prestação de assistência jurídica na América Latina” que será oferecido presencialmente aos funcionários do Centro Nacional de Derechos Humanos de la Comisión Nacional de Derechos Humanos, na Cidade do México, e também será aberto para a comunidade externa.

O encontro insere-se nas atividades desenvolvidas pelo Jean Monnet Network “Building Rights and Developing Knowledge between European Union and Latin America – BRIDGE”, projeto financiando pelo Programa Erasmus + da União Europeia e que é composto pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil); Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Universidade de Sevilha (Espanha); Universidade de Milão (Itália); Universidade Nacional Autónoma (México); Universidade de Buenos Aires (Argentina) e Universidade de Rosario (Colômbia).

As inscrições para o Seminário e o Workshop são gratuitas e devem ser realizadas através do link:   https://www.juridicas.unam.mx/actividades-academicas/2846-red-jean-monnet-construyendo-derechos-y-desarrollando-el-conocimiento-entre-la-union-europea-y-america-latina-bridge

As inscrições para a Mesa Redonda podem ser realizadas de modo gratuito no site: https://www.juridicas.unam.mx/actividades-academicas/2853-mesa-redonda-derechos-humanos-en-america-latina-y-la-union-europea-estudios-comparados

Os interessados em realizar o Curso de Capacitação (presencial), devem enviar email à Maricarmen Ramos Vázquez (m.ramos@cndh.org.mx)