PPGD/UFSC PARTICIPA DA FUNDAÇÃO DA REDE INTERNACIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO CONTEMPORÂNEO

03/09/2021 17:42

Na última semana, o Subcoordenador do PPGD/UFSC, Prof. Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam, esteve em viagem acadêmica em Monterrey, Nuevo León (México), oportunidade em que proferiu conferência magna junto ao Tribunal de Justicia Administrativa de Nuevo León, com o tema “La justicia administrativa en Brasil, perspectivas y realidades” (fotos 1 e 2), bem como palestrou na abertura do “Congreso Internacional el derecho en la nueva gestión pública”, da Facultad de Derecho y Criminología de la Universidad Autónoma de Nuevo León (FDYC – UANL), com o tema “Implementación y concepción de las TICCAD’s en la Administración Pública y el Derecho” (fotos 3 e 4).

Ainda, o final do referido Congresso marcou a conclusão de um importante projeto acadêmico internacional fomentado nos últimos 8 (oito) meses, com a assinatura do convênio e fundação da Rede Internacional de Direito Administrativo Contemporâneo (REDAC), que já inicia com representantes de 4 (quatro) países: a Profa. Dra. Nancy Nelly González Sanmiguel, da Facultad de Derecho y Criminología de la Universidad Autónoma de Nuevo León (FDYC – UANL), México; o Prof. Dr. Carlos Francisco Balbín, do Programa de Posgrado en Derecho de la Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina; o Prof. Dr. José Sérgio da Silva Cristóvam, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC), Brasil; e o Prof. Dr. Juan Francisco Díaz, da Universidad Andina Simón Bolívar, Ecuador (fotos 5 e 6).

Sobre a participação do PPGD/UFSC na REDAC, que ocorre via Grupo de Estudos em Direito Público (GEDIP/PPGD/UFSC), a Coordenadora do PPGD/UFSC, Profa. Dra. Norma Sueli Padilha, ressalta a “importância da iniciativa, sobretudo no sentido da ampliação da internacionalização do Programa, de forma a fomentar vínculos de pesquisa e articulação com outras instituições com longa e qualificada trajetória acadêmica, mas também a relevância da atuação dos professores do PPGD/UFSC em redes nacionais e internacionais, por meio dos seus grupos de pesquisa, com a ampliação de oportunidades para que nossos alunos e professores possam trocar conhecimentos e espaços acadêmicos em outros países de diversas regiões do mundo”