Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito promove debate sobre universidade

14/08/2019 12:05

Brasil em Transe: UFSC em silêncio?
14/08, quarta-feira, às 19 horas no auditório do CSE.
Mesa com professores Jeanine Nicolazzi Philippi, professora do CCJ e coordenadora do NEFTD, e Nildo Ouriques, professor do CSE e presidente do IELA.
Certificado de 2 horas/aula.
Evento no Facebook: link

Os recentes ataques do governo Bolsonaro à educação superior pública, especialmente aqueles relativos ao programa Future-se, trouxeram a questão da Universidade para o centro do debate da política nacional. As diversas mobilizações que ocorreram antes mesmo do anúncio do programa, como a do dia 15 de maio, evidenciaram que, apesar da tentativa (e, em alguma medida, êxito) de fabricar a opinião da sociedade contrariamente às Universidades Federais, são muitos os que estão dispostos a defendê-la, com destaque para os estudantes e setores dos docentes.

Mas que Universidade é essa que está sendo defendida? Os problemas começaram com o governo Bolsonaro ou suas raízes são anteriores ao atual mandato? É adequado começar a contar essa história a partir da Emenda Constitucional de Michel Temer (a antes chamada PEC do fim do mundo)?

É certo que todos esses fatores, como a EC do teto de gastos públicos e o Future-se, desferiram e visam desferir golpes violentos às Universidades e que eles merecem e devem ser continuamente denunciados e combatidos. Contudo, há questões estruturais das Universidades que antecedem esses eventos e que são também essenciais para que seja possível compreender o fenômeno em sua complexidade.

Essa situação pode ser evidenciada na estrutura universitária brasileira como um todo, tendo em vista que muitas vezes a Universidade Pública não se apresenta como algo similar à Universidade Necessária proposta por Darcy Ribeiro. Mas há também as especificidades de cada instituição.

Por essa razão, o Núcleo de Estudos em Filosofia e Teoria do Direito (do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC) convida toda a comunidade acadêmica para participar do debate “Brasil em Transe: UFSC em silêncio?”, que se propõe a tratar da questão da Universidade de maneira global mas, também, a fazê-lo mais detidamente a respeito da UFSC e do Centro de Ciências Jurídicas. A discussão será conduzida pela Professora do CCJ e coordenadora do NEFTD, Jeanine Nicolazzi Philippi, e pelo Professor do CSE e presidente do IELA, Nildo Ouriques.

O evento acontecerá no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h, no auditório do Centro Sócio-Econômico e dará direito a um certificado de 2 horas/aula.

Organizado pelo NEFTD, coordenado pela professora Jeanine Nicolazzi Philippi. Contato por e-mail: jeaninenicolazzip@gmail.com.