Estágio Pós-Doutoral
Sumário
Estágio Pós-Doutoral
Estudiosos que já concluíram o doutorado poderão dar prosseguimento à sua formação e trocar experiências acadêmicas com a comunidade do PPGD/UFSC por meio da realização de estágio pós-doutoral. Esse estágio consiste na realização de atividades de pesquisa, produção acadêmica e/ou docência, conforme o plano de atividades combinado em comum acordo com o professor responsável (denominado supervisor) na Universidade de destino.
Ao contrário do que acredita o senso comum, pós-doutorado não é um título acadêmico; a maior titulação existente é o doutorado — ou o seu equivalente Ph.D. (Philosophy Doctorate), obtenível em universidades de alguns países.
Por não ser uma titulação, mas, como o nome diz, um estágio pós-doutoral, o curso não tem os requisitos formais de uma titulação; ou seja, o estagiário não precisa defender uma tese, cumprir uma determinada quantidade de créditos em disciplinas ou realizar atividades complementares curriculares. Por esse motivo, as atividades do estágio pós-doutoral são mais livres do que as do mestrado e do doutorado, e o supervisor tem autonomia para decidir os requisitos necessários para a integralização das atividades.
As atividades que a serem desenvolvidas dependem do plano de atividades que o próprio Estagiário propuser ao Supervisor, e pode ser alterado em comum acordo entre as partes. Ao final do período previsto, o Estagiário poderá prorrogar as atividades, dentro de determinadas condições, ou encerrá-las, apresentando um relatório final e obtendo a anuência do Supervisor.
Regulamentação: A Resolução Normativa nº Nº 173/2022/CUn, de 23 de outubro de 2022, estabelece as normas que regulam o Estágio Pós-Doutoral na UFSC. Sugerimos a prévia leitura desta resolução, disponível para consulta aqui.
Documentação necessária: Para realizar estágio pós-doutoral no PPGD/UFSC, o interessado deverá obedecer às regulamentações da UFSC a respeito do tema, em especial a Resolução nº 36/CUn/2013, que regula a realização desses estágios na Universidade, reunir e encaminhar a documentação necessária ao Programa. A solicitação pode ser feita a qualquer tempo.
A documentação necessária para a realização do estágio pós-doutoral é a seguinte:
- Cópia do formulário de inscrição no CAPG (http://propg.ufsc.br/pos-doutorado-na-ufsc-2/formulario-de-inscricao/).
- OBS: preencher a área e linha de pesquisa no campo específico do formulário.
- Cópia da carteira de identidade.
- Não será aceita a carteira nacional de habilitação – CNH.
- Estrangeiros devem anexar cópia do RNE e passaporte.
- Plano de trabalho a ser desenvolvido na UFSC, incluindo cronograma das atividades (máximo 15 páginas para este documento).
- Carta de aceite do supervisor, constando o período específico de realização do estágio (dia/mês/ano de início e término), área e linha de pesquisa do Programa a que o projeto ficará vinculado. Informar, também, se haverá recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes.
- O professor supervisor deve ser professor permanente do Programa.
- Nos casos de “pós-doutorado convênio”, o supervisor deve informar na carta de aceite que o estágio será realizado nestas condições. Neste caso, o candidato não terá direto a certificado, porém a matrícula será realizada da mesma forma.
- Curriculum Vitæ, atualizado e bem legível, gerado pela Plataforma Lattes. Para maior conveniência, recomenda-se imprimir o Currículo em formato PDF/A diretamente do site da Plataforma Lattes.
- OBS: No caso de estrangeiros que não possuem Currículo Lattes, deve ser anexado um curriculum contendo informações semelhantes ao que a plataforma apresenta.
- Cópia do diploma de doutorado (frente e verso), expedido por Programa de Pós-Graduação de Instituição de Ensino Superior reconhecido pela CAPES.
- Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se informar o protocolo de solicitação de emissão, e apresentá-lo à Secretaria do Programa assim que disponível.
- Os diplomas de curso de doutorado no Exterior devem apresentar visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordo diplomático específico.
- Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa.
- OBS: no caso de não recebimento de bolsa, o candidato ao estágio pós-doutoral deverá apresentar, no ato da solicitação:
- Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa;
- Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado;
- Se tem vínculo empregatício: deve-se anexar também declaração da instituição autorizando o afastamento das atividades laborais para a realização do pós-doc;
- Se NÃO tem vínculo empregatício: deve-se anexar também Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, devidamente assinado pelo Coordenador do Programa, candidato e testemunhas. * A assinatura da Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise *
- OBS: no caso de não recebimento de bolsa, o candidato ao estágio pós-doutoral deverá apresentar, no ato da solicitação:
- Termo de adesão ao serviço voluntário, necessário porque a realização de estágio pós-doutoral não configura vínculo empregatício, e o Programa não se responsabiliza por qualquer aporte financeiro ao estagiário — ou este percebe bolsa de estudos paga por agência de fomento, ou mantém os vencimentos de seu cargo ou emprego.
O modelo do termo de adesão ao serviço voluntário está disponível aqui.
Inscrição: O procedimento de efetivação da matrícula no estágio de pós-doutorado inclui a aprovação da solicitação pelo Colegiado Delegado do Programa e o registro na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). Em vista disso, recomenda-se que a solicitação de realização do Estágio seja feita com antecedência mínima de três meses da data de início das atividades.
Prorrogação: A documentação necessária para a prorrogação é a seguinte:
- Relatório parcial das atividades desenvolvidas;
- Anuência do supervisor ao relatório parcial;
- Plano de trabalho do próximo período, com cronograma de execução (dia/mês/ano de início e fim do novo período).
Conclusão: Uma vez concluídas as atividades do estágio pós-doutoral, o estagiário deverá encaminhar ao Supervisor um relatório final de atividades, resumido, prestando contas de todas as atividades desenvolvidas, e o comprovantes de inexistência de débito da Biblioteca Universitária. O Supervisor encaminhará ao Colegiado Delegado do Programa o relatório e um termo de aprovação. Uma vez referendada pelo Colegiado a conclusão do estágio, será possível proceder à emissão do Certificado.
Certificado: A conclusão do Estágio Pós-Doutoral não dá direito a um diploma, mas a um certificado de conclusão. O Certificado de conclusão do estágio pós-doutoral é emitido pela Secretaria do Programa e será assinado pelo Coordenador do Programa e pelo Supervisor do Estágio. Após as assinaturas, estará à disposição do estagiário para retirada.