Seminário Internacional Direitos Humanos e Direitos da Natureza

01/09/2017 18:15

O Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/UFSC), coordenado pela professora Dra. Cristiane Derani, tem o prazer de convidar a todos(as) para o Seminário Internacional Direitos Humanos e Direitos da Natureza.

O evento ocorrerá no dia 15 de setembro de 2017, nos períodos matutino, vespertino e noturno, no Auditório do Fórum Norte da Ilha e no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas – UFSC.

O Seminário Internacional contará com a conferência magna do Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Juiz Roberto de Figueiredo Caldas, e reunirá palestrantes de renome do Brasil e do exterior. Assim como videoconferência sobre o Manifesto de Oslo, com o comitê diretor da Ecological Law & Governance Association (ELGA), e a conferência de encerramento com a Sra. Maria Mercedes Sánchez, representante do Programa Harmony with Nature das Nações Unidas. 


Neste dia haverá mesas redondas sobre Direitos Humanos e Direitos da Natureza, reconhecendo a indissociabilidade no processo de efetivação desses direitos. Haverá também o recebimento de artigos científicos até o dia 04 de setembro, com apresentação na forma oral durante o evento.
O encontro é um passo importante na construção e fortalecimento de laços entre diversas organizações. Com o seminário, inaugura-se uma rede global de discussão sobre Direitos Humanos e Direitos da Natureza, onde a Universidade Federal de Santa Catarina atua como catalizadora deste pensamento científico e polo de referência no assunto.O evento é realizado em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC), o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa Harmony with Nature das Nações Unidas, o Ecological Law & Governance Association (ELGA), o Instituto Direito e Democracia (IDD) e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI).

As inscrições para o Seminário e para a Conferência Magna poderão ser feitas aqui: http://inscricoes.ufsc.br/seminario-internacional-direitos
e aqui: http://inscricoes.ufsc.br/conferencia-magna-direitos-humanos.

Aos participantes de 75% das atividades do Seminário serão conferidos certificados de 12h/aula. Aos que participarem apenas da Conferência magna serão conferidos certificados de 4h/aula.O edital e o link para submissão de artigos (até 04 de setembro de 2017) podem ser acessados aqui: https://www.conpedi.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Edital-001.2017-Submissão-de-artigos-EMAE.pdf

Mais informações podem ser encontradas em: www.emae.ufsc.br/site/ e www.facebook.com/GrupoEMAE/ ou diretamente com o Grupo EMAE, organizador do evento (ufsc.emae@gmail.com).