32º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital

11/05/2023 18:36

O grupo de pesquisa “Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento”, da Universidade Federal de Santa Catarina (EGOV/UFSC), coordenado pelo Prof. Dr. Aires José Rover, tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica, científica e profissional para o 32º Encontro Ibero Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital, a ser realizado nos dias 18 e 19/05/2023, cujo tema central é “Governo Eletrônico e Inteligência Artificial: avanços no Poder Judiciário”.

Dentre os palestrantes convidados, destacamos a participação internacional do Prof. Dr. Giovanni Sartor (Alma Mater Research Institute for Human-Centered Artificial Intelligence, Universidade de Bologna, Itália), do Prof. Dr. Fernando Galindo Ayuda (Universidade de Zaragoza, Espanha) e do Prof. Dr. Felipe Calderón-Vallencia (Universidade de Medellin, Colômbia).

Também enfatizamos a participação interdisciplinar do Prof. Jomi Fred Hübner (Departamento de Automação, UFSC), do Prof. Jônata Tyska Carvalho (Departamento de Informática e Estatística, UFSC) e do Prof. Alexandre Gonçalves (Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC). Destacamos também a presença do Prof. Dr. Fabiano Hartmann Peixoto (UnB), coordenador do Projeto de IA “Victor”, no Supremo Tribunal Federal, e do Prof. Dr. José Renato Gaziero Cella (Atitus, RS), advogado e pesquisador sobre regulamentação de IA no Brasil.

O evento ainda contará com a presença de magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina e de São Paulo, Dra. Vânia Petermann, Dra. Ana Rita Figueredo Nery e Dr. Sebastião Tavares-Pereira.

Finalmente, ressaltamos a participação dos egressos dos Programas de Pós-Graduação em Direito e Engenharia do Conhecimento, Dr. Edson Rosa (Controladoria-Geral do Estado, SC), Dr. Egon Sewald Jr. (IFSC), Dr. Maurício Rotta (GEP Soluções em Compliance), Dra. Paloma Maria Santos (Softplan) e Dr. Valter Moura do Carmo (UFERSA).

O objetivo do encontro é discutir desafios e avanços na implementação de IA em órgãos do Poder Público (com ênfase no Poder Judiciário) e no setor privado, sob a perspectiva nacional e internacional.

O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, com transmissão no Youtube. Mais informações estão disponíveis no site do evento. A inscrição no evento é gratuita, com a emissão de certificados pela UFSC.