Oficina sobre direitos dos povos indígenas e direito internacional será realizada no dia 28 de agosto

27/08/2018 08:41

O Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (OJE/UFSC) promove a oficina “Novos Direitos e Relações Étnico-raciais: os direitos indígenas e o Direito Internacional” no dia 28 de agosto. O evento ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), das 16h20 às 18h. A atividade é aberta à comunidade e não precisa de inscrição prévia.

A proposta possibilita o diálogo entre a UFSC e a comunidade local, buscando, por meio das trocas de experiências, repensar a relação com os povos indígenas. Os direitos indígenas são considerados novos em função da garantia do reconhecimento de suas especificidades étnico-culturais e do direito à diferença, não somente no marco da Constituição Federal de 1988, mas também na normativa internacional.

O simpósio integra o projeto Oficinas de Direitos Humanos 2018, que visa estimular o pensamento crítico e auxiliar na identificação de direitos e ações em temas específicos. Desde 2014 foram realizadas diversas oficinas abordando temas como tortura, meio ambiente, bioética, feminismo e migrações.