Emissão de Diplomas
PROCEDIMENTOS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM NÍVEL DE MESTRADO E DOUTORADO, VÁLIDOS A PARTIR DE 01 DE AGOSTO DE 2019
Setor responsável pelo Depósito Legal de Teses e Dissertações: Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação (DECTI) – Serviço de Aquisição e Seleção
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h30 às 20h. Sábado letivo das 8h às 20h.
Telefone: (48) 3721-4571
E-mail: teses@contato.ufsc.br
Você também pode utilizar o Portal de Atendimento para tirar dúvidas.
Para baixar o manual de procedimentos, clique no link a seguir:
Procedimentos da BU entrega de trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e doutorado
Para o depósito digital da dissertação/tese defendida nos Programas de Pós-Graduação da UFSC, é importante o cumprimento dos itens a seguir:
Elaboração
- Normalizar o trabalho em formato A4, conforme template.
- Verificar se é necessário adicionar, além do resumo e abstract (itens obrigatórios), o resumo expandido.
- Confeccionar a ficha de identificação da obra e incluí-la após a folha de rosto.
- Converter o arquivo para PDF/A.
Certificação Digital
OBS: Utilizar os navegadores Chrome ou Opera para realizar o processo de criação de certificado digital.
O trabalho de conclusão de curso deverá ser assinado eletronicamente pelo orientador e coordenador do curso, conforme o manual a seguir:
Orientação para Criação de Certificado Digital (orientadores e coordenadores)
Lembrando que o certificado digital ICPEdu é uma modalidade que permite que instituições realizem a emissão de certificados pessoais para seus alunos, professores, servidores públicos e afins, de forma rápida, automatizada e gratuita, utilizando as credenciais dos serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Depósito
ATENÇÃO: conforme Art. 7º, §6º, da RN 46/CPG/2019, A Biblioteca Universitária tem até 15 dias úteis para a homologação do depósito, para que a Coordenadoria do Programa possa dar início ao processo de expedição do diploma.
- A submissão deverá ser realizada pelo aluno via Portal de Atendimento Institucional (PAI) da Biblioteca Universitária.
- Em caso de pedido de restrição temporária do trabalho, para fins de publicação de livro ou de artigo em periódico, o aluno deverá informar em campo específico, no momento da submissão. O período de embargo é limitado em, no máximo, um ano.
- Quando aprovado o sigilo da defesa e a consequente prorrogação temporária da publicação do Trabalho de Conclusão, o autor deverá incluir um arquivo com a declaração emitida pela Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova).
- Quando houver necessidade de submeter mais de um arquivo (Declaração da SINOVA, Material adicional, etc.) o arquivo deverá ser “zipado”.
Para mais informações, consulte:
- Resolução NORMATIVA nº 46/2019/CPG – Dispõe sobre os procedimentos para elaboração e depósito dos trabalhos de conclusão de curso em nível de mestrado e de doutorado na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Resolução Normativa nº 20/CC, de 21 de março de 2019 – Dispõe sobre a revogação da Resolução Normativa nº 18/2017/CC, de 16 de novembro de 2017, que tratava sobre a cobrança de multa por atraso na entrega.
- Resolução Normativa nº 95/CUn/2017 – Dispõe sobre a pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Santa Catarina.
- Resolução Normativa nº 59/CUn/2015 – Dispõe sobre o uso do nome social.
Entrega da documentação na Secretaria
É importante observar que o simples depósito do trabalho final nas Bibliotecas não garante a expedição do diploma. Para que isso ocorra, o aluno deverá solicitar essa expedição encaminhando alguns documentos à Secretaria do PPGD.
A documentação que deve ser entregue à Secretaria para o encaminhamento do diploma é:
1. Comprovante de Negativa de Débito com a BU;
2. Cópia em .pdf do trabalho final, enviada para o e-mail ppgd@contato.ufsc.br;
3. Documentação pessoal (RG e certidão de nascimento/casamento) atualizada;
4. Cópia do diploma (frente e verso) de graduação (para os mestrandos e doutorandos) e do diploma de Mestrado (para os doutorandos).
Emissão do Diploma
Após a entrega da documentação, o processo de expedição do diploma será protocolado pela Secretaria do PPGD e encaminhado ao DAE. Após ser confeccionado e assinado pelo Reitor e pelo Coordenador do PPGD, o aluno será avisado quando o diploma estiver disponível para a retirada.
Retirada do Diploma
Para retirar o diploma, o aluno deve comparecer pessoalmente à Secretaria do PPGD ou nomear procurador para a retirada. Não há necessidade de autenticar a procuração.
Segunda via de Diploma de Mestrado e Doutorado
As solicitações de 2ª via de diploma de Graduação devem ser realizadas pessoalmente, por meio de requerimento protocolado no DAE/UFSC.
Os documentos exigidos são:
– Requerimento preenchido;
– Carteira de Identidade;
– Comprovante de recolhimento do valor do serviço. Acesse aqui as orientações para gerar a guia.
A solicitação pode ser feita por um procurador, mediante a apresentação de uma procuração simples e da carteira de identidade do procurador, além dos documentos listados acima. Caso o procurador nomeado também for encarregado pela retirada da 2ª Via do Diploma, tal ato deve constar na procuração a ser elaborada.
O requerimento de 2ª Via de Diploma e o modelo de procuração podem ser obtidos em Formulários Padrão.