Workshop Constitucionalismo Ambiental

31/08/2018 08:37

O Grupo de Estudos de Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, GPDA/UFSC, em parceria com o Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional, EMAE/UFSC, promovem o Workshop: “Constitucionalismo Ambiental: Experiências na Europa e na América Latina”, no dia 10 de setembro de 2018.

O evento vai contar com a presença do Professor Michel Prieur e a da Professora Maria Valéria Berros. O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), das 10h às 12h.

Professor Prieur nasceu na França em 1940, escreveu inúmeras obras, entre elas, o clássico ‘O Direito do Meio Ambiente’. Recebeu o Prêmio Elizabeth Haub e a Medalha de Ouro do Direito do Meio Ambiente da Universidade de Bruxelas. Desenvolveu seu trabalho na Universidade de Limoges e atua no Centro de Pesquisa Interdisciplinar de Direito Ambiental e Planejamento Urbano (CRIDEAU) como diretor científico. É também presidente do Centro Internacional de Direito Comparado do Meio Ambiente (CIDCE) e vice-presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
María Valeria Berros é professora e pesquisadora da Universidade Nacional do Litoral e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da cidade de Santa Fé, na Argentina. Ela completou seu doutorado em direito com foco na área de direito na Universidade Nacional do Litoral. Seus trabalho tratam da interseção entre direito ambiental, sociologia do risco e estudos de ciências sociais. Berros participou de projetos na Universidade de Sorbonne, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS), em Paris, Universidade de Limoges e Universidade de Nantes. Sua pesquisa atual enfoca o direito, a ética ambiental e os movimentos sociais na América Latina.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link:  http://inscricoes.ufsc.br/gpda10p